domingo, 2 de janeiro de 2011

Novo ministro do Desenvolvimento Agrário toma posse no dia 3 de janeiro

O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (à esquerda), toma posse na próxima segunda-feira (3), em solenidade que será realizada a partir das 11h no auditório do Bloco A (subsolo) da Esplanada dos Ministérios. O atual ministro, Guilherme Cassel (à direita), fará a transmissão do cargo em cerimônia que contará com a presença do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (de 2003 a 2006) e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Natural de Salvador (BA), filho de professores da rede pública estadual, Afonso Florence tem 50 anos. É casado, pai de dois filhos e formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez mestrado na área. Militante histórico do PT, sua trajetória é marcada pelo compromisso com as lutas sociais e do campo.

Eleito em 2010 deputado federal com mais de 143 mil votos, Afonso Florence iniciou a militância política na UFBA, onde presidiu o Diretório Central dos Estudantes. Ainda na Universidade, foi servidor público; pesquisador e diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Também foi professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e coordenador do Programa de Pós-graduação em História.

No Governo Jaques Wagner, Afonso Florence esteve à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Sua gestão foi marcada pelo diálogo com os setores sociais e compromisso com a universalização do acesso aos serviços públicos. Coordenou o Programa de Habitação da Bahia - Casa da Gente e teve atuação decisiva na elaboração e execução do Programa Água Para Todos – o maior programa de abastecimento de água do país, que contemplou mais de 2,5 milhões de pessoas com ligações de água e esgotamento sanitário no estado.

O Ministério

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é responsável pela implementação de políticas públicas do Governo Federal direcionadas à agricultura familiar. O Censo Agropecuário do IBGE de 2006 aponta que este segmento produtivo responde por 84% dos estabelecimentos rurais do país, ocupa 24,3% da área cultivada e é responsável por mais de 74% da mão-de-obra no meio rural. Responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a produção da agricultura familiar responde por 10% do PIB e 32% do PIB agropecuário brasileiros.

Fonte: www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=6419937

Nenhum comentário:

Postar um comentário