O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) realizou uma expedição de 17 dias, entre janeiro e fevereiro, ao Baixo Amazonas para levantar subsídios para a elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) da região, localizada no estado do Pará. Foram visitados municípios localizados ao longo dos rios Amazonas, Trombetas e Nhamundá. Participaram da expedição profissionais dos escritórios de Belém e Santarém e do Instituto, que puderam informar e articular as diversas organizações e instituições municipais de governo e da sociedade civil para fortalecer a gestão do território.
O levantamento de informações, primeiro passo para a elaboração do PTDRS do Baixo Amazonas, foi realizado a partir de consulta pública em forma de oficina de trabalho para a análise da realidade de cada município a partir da percepção daqueles que vivem essa realidade, ou seja, a realidade que os moradores desejam ter nos municípios, e o levantamento de demandas de ações que necessárias a concretização da visão futura.
A expedição foi, ainda, uma oportunidade para levar informação aos municípios sobre o processo de elaboração do PTDRS em andamento e as políticas do governo federal direcionadas a eles. Significou também uma oportunidade de articulação do território, dentro da estrutura do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Baixo Amazonas do Pará (Codeter– BAM/PA), com os municípios.
O Codeter-BAM foi criado em 2008, como espaço de discussão de políticas públicas para o território e espaço de planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos e programas implementados na região. Ademais, essa estrutura de controle social constitui o canal de comunicação entre o Território do Baixo Amazonas e governo federal brasileiro. A prioridade do Codeter desde sua criação tem sido a elaboração de um plano, o PTDRS. O objetivo é nortear suas ações, em conjunto com o governo federal, em prol do desenvolvimento do Território do Baixo Amazonas. Dentro da estrutura do Codeter, cujo Núcleo Técnico tem o IPAM no rol de membros, foi definido o elemento inovador sobre a metodologia utilizada pelo IPAM na elaboração do PTDRS: todos os municípios em questão foram consultados. Se já existe desde o início da década uma tendência a maior preocupação com as demandas locais na elaboração de políticas públicas, a intenção desse projeto foi consultar a todos os interessados, o que dá legitimidade à análise e às ações que virão a compor o PTDRS.
CRÉDITO: Stella Schons / IPAM
Disponível em www.ipam.org.br
todos as atividades realizada em discurssão com os colegiados foram interessante, mesmo quando se tratou de projetos que não foram executados pelas as instituição financeira que tem deixado a deseja. para mim o Ipam e Codeter edeflor foram fantastico a somec pois tiverem coragem pra sentar e discutir, parabens por existir um grande abraço. maria pontes
ResponderExcluir