sábado, 19 de março de 2011

Iniciado Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Baixo Amazonas

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) realizou uma expedição de 17 dias, entre janeiro e fevereiro, ao Baixo Amazonas para levantar subsídios para a elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) da região, localizada no estado do Pará. Foram visitados municípios localizados ao longo dos rios Amazonas, Trombetas e Nhamundá. Participaram da expedição profissionais dos escritórios de Belém e Santarém e do Instituto, que puderam informar e articular as diversas organizações e instituições municipais de governo e da sociedade civil para fortalecer a gestão do território.

O levantamento de informações, primeiro passo para a elaboração do PTDRS do Baixo Amazonas, foi realizado a partir de consulta pública em forma de oficina de trabalho para a análise da realidade de cada município a partir da percepção daqueles que vivem essa realidade, ou seja, a realidade que os moradores desejam ter nos municípios, e o levantamento de demandas de ações que necessárias a concretização da visão futura.

A expedição foi, ainda, uma oportunidade para levar informação aos municípios sobre o processo de elaboração do PTDRS em andamento e as políticas do governo federal direcionadas a eles. Significou também uma oportunidade de articulação do território, dentro da estrutura do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Baixo Amazonas do Pará (Codeter– BAM/PA), com os municípios.

O Codeter-BAM foi criado em 2008, como espaço de discussão de políticas públicas para o território e espaço de planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos e programas implementados na região. Ademais, essa estrutura de controle social constitui o canal de comunicação entre o Território do Baixo Amazonas e governo federal brasileiro. A prioridade do Codeter desde sua criação tem sido a elaboração de um plano, o PTDRS. O objetivo é nortear suas ações, em conjunto com o governo federal, em prol do desenvolvimento do Território do Baixo Amazonas. Dentro da estrutura do Codeter, cujo Núcleo Técnico tem o IPAM no rol de membros, foi definido o elemento inovador sobre a metodologia utilizada pelo IPAM na elaboração do PTDRS: todos os municípios em questão foram consultados. Se já existe desde o início da década uma tendência a maior preocupação com as demandas locais na elaboração de políticas públicas, a intenção desse projeto foi consultar a todos os interessados, o que dá legitimidade à análise e às ações que virão a compor o PTDRS.

CRÉDITO: Stella Schons / IPAM

Disponível em www.ipam.org.br

Um comentário:

  1. todos as atividades realizada em discurssão com os colegiados foram interessante, mesmo quando se tratou de projetos que não foram executados pelas as instituição financeira que tem deixado a deseja. para mim o Ipam e Codeter edeflor foram fantastico a somec pois tiverem coragem pra sentar e discutir, parabens por existir um grande abraço. maria pontes

    ResponderExcluir