terça-feira, 1 de março de 2011

Portaria do IDEFLOR desativa a Regional Tapajós.

No dia 28 de novembro de 2008, o município de Itaituba, região do Tapajós, recebeu a instalação da terceira unidade regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), a qual tinha o papel de apoiar e desenvolver o processo de concessão florestal, fomento ao extrativismo vegetal e reflorestamento de áreas alteradas.

Ao longo de 02 anos o Grupo de Trabalho Mamuru - Arapiuns, formado pelo Ideflor, Sema e Iterpa, vinha realizando estudos na região para subsidiar a realização do primeiro processo de concessão florestal no complexo de glebas. Além disso, o Ideflor vinha trabalhando em parceria com outras instituições, principalmente, para a promoção de ações de reflorestamento e de implementação das políticas territoriais de desenvolvimento sustentável.

Porém, a Portaria nº. 038 de 24 de Fevereiro de 2011 da SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE/INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL, publicada no DIÁRIO OFICIAL Nº. 31863 de 25/02/2011 designou servidores para repasse, inspeção/levantamento, recebimento, acondicionamento e transporte dos bens móveis da Regional/Tapajós, assim na data de 28 de fevereiro de 2011, o veículo de marca Mitsubishi/L-200, o veículo de marca Ford/Fiesta , os equipamentos, mobiliários e materiais do escritório regional de Itaituba foram transportados para sede do IDEFLOR em Belém e outras regiões.

O fechamento da regional Tapajós poderá inviabilizar a implantação de todos os projetos apresentados no ano de 2010 e que poderiam beneficiar centenas de famílias dos municípios de Jacareacanga, Rurópolis, Trairão, Aveiro e Itaituba. Além disto, esta desativação poderá implicar em um retrocesso nos debates voltados as políticas territoriais de desenvolvimento florestal.

Crédito: Jarlene Batista – ITESAM.

Um comentário:

  1. Prezada Jarlene Batista,

    O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará-Ideflor não extinguiu a unidade regional de Itaituba, mas sim suspendeu provisoriamente suas atividades no município e entorno. Nos próximos meses uma agenda, que será coordenada por um agente técnico a ser nomeado, vai ser construída com as lideranças locais.

    Ainda informamos que o processo de concessão florestal será retomado na região Mamuru Arapiuns, com um novo edital, previsto para ser publicado até o final do mês de março. Ainda no primeiro semestre o Ideflor desenvolverá a implantação de projeto de desenvolvimento local nos projetos de assentamentos estaduais e também a regularização a fundiária, em parceria com o Instituto de Terras do Pará – Iterpa, das áreas já destinadas á populações locais no entorno do Rio Mamuru.

    Essas atividades, inicialmente serão conduzidas pela unidade regional de Santarém. Ratificamos ainda que a agenda até então construída na região terá a devida continuidade e que a unidade regional de Itaituba será reaberta em breve para conduzir as ações do Ideflor na região.



    Atenciosamente,
    Flávia Ribeiro

    Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará-Ideflor
    91-3236-1124

    ResponderExcluir