segunda-feira, 27 de maio de 2013

PAS realiza visitas em Aveiro/PA para subsidiar a elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II



As visitas foram realizadas com o objetivo de levantar dados secundários relacionados ao Projeto de Assentamento (PA) Cristalino II.
Edivan Carvalho - IPAM


Na última semana, o IPAM realizou visitas ao município de Aveiro, estado do Pará, com o intuito de levantar informações secundárias para subsidiar a elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II, que participa como assentamento de referência no projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia.

 A visita iniciou-se por Fordlândia, onde estão localizados os escritórios locais da EMATER/PA e ADEPARÁ, bem como a base da Secretaria Municipal de Agricultura de Aveiro (SEMAGRA).

Em conversa com o chefe local da EMATER, foi possível acessar informações sobre o histórico de atuação da empresa no PA Cristalino II, destacando o acesso a um Plano de Recuperação do Assentamento, realizado em 2005. As informações sobre as operações de crédito serão repassadas em seguida. Na ADEPARÁ não foi possível coletar informações, já que as informações estão no escritório do distrito de Brasília Legal.

A SEMAGRA, através do secretário municipal de agricultura, Sr. João Gerdal Paiva, informou que a atuação no PA ainda é incipiente, porém existe um planejamento de ações para os próximos quatro anos que irão apoiar atividades produtivas no assentamento.

Na sede do município de Aveiro, foram realizadas visitas e audiências na prefeitura municipal, nas secretarias de saúde, educação, assistência social e obras, câmara de vereadores e sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Aveiro.

De maneira geral as secretarias disponibilizaram informações sobre os servidores que atuam no PA, número de escolas e alunos, campanhas de vacinações realizadas. No entanto, a secretaria de assistência social, não disponibilizou os dados sobre os beneficiários dos programas sociais, uma vez que o sistema estava fora do ar. Ficou acordado que estas informações seriam repassadas em seguida.

Na audiência com o prefeito municipal, Sr. Olinaldo Barbosa da Silva “Fuzica”, o mesmo destacou a importância do projeto para o município, porém avaliou que as condições das estradas do assentamento será um entrave para o desenvolvimento das atividades, o que colocaria em risco os investimentos a serem executados no assentamento. Olinaldo Barbosa  se colocou a disposição para participar das futuras reuniões com o INCRA e para assinatura de um termo de parceria com o IPAM visando contribuir com a execução do PAS.

As informações acessadas durante as visitas serão sistematizadas para compor o diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II. As visitas foram acompanhadas pelo presidente da Associação de Agricultores familiares de Santa Inês, Sr Edmundo Silva e Sra. Maria Kaiser do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Amazônia em Pauta: publicação trimestral é lançada pelo IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM lançou nesta segunda-feira, 20, a primeira edição do boletim Amazônia em Pauta, publicação trimestral que irá abordar pesquisas produzidas no Instituto, bem como por seus pesquisadores associados sobre temas relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia brasileira.

O boletim irá relatar dados de atividades em andamento na região amazônica, dos quatro programas de pesquisa do IPAM, com o objetivo de informar, propor reflexões e subsidiar a tomada de decisões em relação às políticas publicas nessa região.

A primeira edição traz resultados relacionados ao novo Código Florestal dentro de Assentamentos Rurais. Após aprovação do novo Código Florestal (lei 12651/12) alterou-se drasticamente a composição do que antes era passivo de Reserva Legal dentro dos assentamentos.

Nesse estudo, o levantamento é feito para toda a Amazônia legal, particularizando a situação do passivo e ativo florestal sob o ponto de vista jurídico, além do remanescente de Reserva legal para cada superintendência do INCRA na região.

Ao final da publicação, são considerados os impactos dessas mudanças no aumento do desmatamento e como politicas publicas dentro de uma agenda positiva podem desestimular essa possibilidade.

Clique aqui para conhecer a nova publicação do IPAM.
 
Fonte: Comunicação/IPAM

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comunidades de Trairão, no Pará, terão apoio do Serviço Florestal para manejar açaí


 Atividades compreendem apoio a produção e comercialização para 70 produtores


Uma reunião pública realizada no distrito Bela Vista do Caracol, no município de Trairão (PA), no dia 26/04, reuniu representantes do governo local, organizações da sociedade civil e de comunidades que extraem produtos da palmeira açaí para apresentar as atividades que o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) desenvolverá na região para fortalecer essa cadeia produtiva.

As ações visam fomentar a produção e a comercialização realizada pelas comunidades locais que manejam a espécie, fonte dos produtos não madeireiros mais importantes para o município. O apoio também deve auxiliar os comunitários a se inserirem em uma cadeia produtiva da qual o Pará é maior produtor nacional. O estado gerou mais de 100 mil toneladas de frutos e quase 5 mil toneladas de palmito - que pode ser obtido dessa palmeira - em 2011, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Diversas comunidades e famílias sobrevivem da extração do palmito e do fruto do açaí. Com assistência técnica, poderão melhorar suas atividades produtivas e conquistar novos mercados”, afirma a engenheira florestal da Unidade Regional do Distrito Florestal da BR-163 do SFB, Daniela Pauletto.

Manejo
Para os produtores rurais que extraem palmito, será oferecida assistência técnica e capacitação com o objetivo de auxiliá-los na adoção de técnicas sustentáveis de exploração, além de orientações sobre o licenciamento da atividade e apoio para a comercialização. Já para aqueles que trabalham com o fruto, será ofertado apoio para a comercialização.

Essas demandas foram identificadas com auxílio do Grupo de Trabalho Açaí (GT), surgido no âmbito das reuniões do Conselho Consultivo das Florestas Nacionais de Itaituba I e II e do Trairão, as quais possuem forte potencial extrativista. O SFB é uma das instituições que integra o GT.

No total, 70 produtores do município de Trairão serão selecionados para receber a assistência técnica. Visitas de mobilização foram realizadas nas comunidades da região entre os dias 23 e 25/04 para convidar os agricultores para a reunião pública.

As próximas etapas vão incluir inventário participativo das áreas, elaboração de projetos de manejo, auxílio para o cadastramento em órgãos oficiais, oficinas de boas práticas e elaboração e submissão de proposta para acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os resultados serão monitorados a partir de uma linha de base que será construída a partir do diagnóstico socioprodutivo das unidades de produção que serão beneficiadas. As atividades serão executadas pelo Instituto Socioambiental Flora Nativa do Pará, contratado pelo SFB.

Contato para a imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7293 /7125/ 7277
comunicacao@florestal.gov.br
Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov


Fonte: SFB - http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/comunidades-de-trairao-no-para-terao-apoio-do-servico-florestal-para-manejar-acai


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projetos apoiados pela FAO/MMA em Rurópolis-PA são finalizados com entrega de insumos e equipamentos para agricultores familiares

Insumos e equipamentos irão possibilitar a consolidação de SAFs e a produção com vista à comercialização nos mercados institucionais e informais do município de Rurópolis-PA.

Edivan Carvalho, Antônio José e Rosana Costa/ IPAM.
 
Na última sexta-feira, 26, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, realizou a entrega de três despolpadeiras, quatro seladoras e cinco bolas de arame liso para cinco famílias da Vicinal dos Baianos em Rurópolis, totalizando um investimento de aproximadamente dez mil reais.

Com as despolpadeiras as famílias poderão se beneficiar e produzir diversas polpas de frutas, principalmente cacau e açaí. A produção é oriunda de sistemas agroflorestais implantados pelas famílias. As seladoras irão contribuir com o empacotamento da produção que poderá ser comercializadas nos mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE, bem como nos mercados informais do município do Rurópolis.

Para uma das beneficiadas, Sra. Salete Sherer, estes equipamentos irão possibilitar também uma melhor alimentação: “Não vejo a hora de instalar estes equipamentos e bater meu próprio açaí, o que vai ajudar na alimentação da nossa família”.

O arame doado à família do senhor Joaquim e dona Nice, irá possibilitar a consolidação da primeira área de SAFs de classificação agrossilvipastoril da Vicinal dos Baianos. A propriedade é considerada referência em manejo integrado na região e servirá de modelo. A família atualmente recebe visitações e dias de campos para agricultores e técnicos do oeste do Pará.

Estes investimentos irão contribuir para que as famílias superem algumas dificuldades encontradas para garantir produção sustentável, porém problemas com a legalização das atividades e da produção ainda são um desafio a ser superado pela agricultura familiar da região.

Esta etapa marcou o encerramento de dois contratos no município de Rurópolis, como a prestação de serviços número 004/2011– referente à REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE APOIO ÀS PRÁTICAS PRODUTIVAS LIGADAS AOS SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO NA REGIÃO DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR-163 (CUIABÁ-SANTARÉM), NO ESTADO DO PARÁ, e contrato de prestação de serviços número 010/2011 – referente à REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE APOIO À ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA A INSERÇÃO DE PRODUTOS NA MERENDA ESCOLAR E NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NA REGIÃO DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR-163 (CUIABÁ-SANTARÉM), NO ESTADO DO PARA, firmados entre o IPAM e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) no âmbito do componente II do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação executado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: IPAM ( http://ipam.org.br/