segunda-feira, 27 de maio de 2013

PAS realiza visitas em Aveiro/PA para subsidiar a elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II



As visitas foram realizadas com o objetivo de levantar dados secundários relacionados ao Projeto de Assentamento (PA) Cristalino II.
Edivan Carvalho - IPAM


Na última semana, o IPAM realizou visitas ao município de Aveiro, estado do Pará, com o intuito de levantar informações secundárias para subsidiar a elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II, que participa como assentamento de referência no projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia.

 A visita iniciou-se por Fordlândia, onde estão localizados os escritórios locais da EMATER/PA e ADEPARÁ, bem como a base da Secretaria Municipal de Agricultura de Aveiro (SEMAGRA).

Em conversa com o chefe local da EMATER, foi possível acessar informações sobre o histórico de atuação da empresa no PA Cristalino II, destacando o acesso a um Plano de Recuperação do Assentamento, realizado em 2005. As informações sobre as operações de crédito serão repassadas em seguida. Na ADEPARÁ não foi possível coletar informações, já que as informações estão no escritório do distrito de Brasília Legal.

A SEMAGRA, através do secretário municipal de agricultura, Sr. João Gerdal Paiva, informou que a atuação no PA ainda é incipiente, porém existe um planejamento de ações para os próximos quatro anos que irão apoiar atividades produtivas no assentamento.

Na sede do município de Aveiro, foram realizadas visitas e audiências na prefeitura municipal, nas secretarias de saúde, educação, assistência social e obras, câmara de vereadores e sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Aveiro.

De maneira geral as secretarias disponibilizaram informações sobre os servidores que atuam no PA, número de escolas e alunos, campanhas de vacinações realizadas. No entanto, a secretaria de assistência social, não disponibilizou os dados sobre os beneficiários dos programas sociais, uma vez que o sistema estava fora do ar. Ficou acordado que estas informações seriam repassadas em seguida.

Na audiência com o prefeito municipal, Sr. Olinaldo Barbosa da Silva “Fuzica”, o mesmo destacou a importância do projeto para o município, porém avaliou que as condições das estradas do assentamento será um entrave para o desenvolvimento das atividades, o que colocaria em risco os investimentos a serem executados no assentamento. Olinaldo Barbosa  se colocou a disposição para participar das futuras reuniões com o INCRA e para assinatura de um termo de parceria com o IPAM visando contribuir com a execução do PAS.

As informações acessadas durante as visitas serão sistematizadas para compor o diagnóstico socioeconômico e ambiental do PA Cristalino II. As visitas foram acompanhadas pelo presidente da Associação de Agricultores familiares de Santa Inês, Sr Edmundo Silva e Sra. Maria Kaiser do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163.

Nenhum comentário:

Postar um comentário