Nos dias 29 e 30 de junho de 2010 realizou-se em Itaituba, estado do Pará, uma reunião extraordinária do CODETER BR 163.
A reunião contou com a presença de 35 lideranças da sociedade civil e representantes dos governos dos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis e Novo Progresso. Apenas o município de Trairão não enviou representantes.
Entre os pontos discutidos, a reflexão sobre as REDES DE COLEGIADOS objetivando sua consolidação a fim de assumirem o papel de representação política dos territórios e promoção da articulação das políticas públicas, merece destaque. A Rede também pode ser uma ferramenta que garante a continuidade e o fortalecimento dos processos desencadeados nos territórios.
A plenária realizou trabalhos em grupos para a leitura, discussão e elegeram alterações e sugestões para serem incorporadas no Regimento Interno Final, na Carta de Principio e Sustentação da REDE.
Na oportunidade também houve a eleição dos membros representante do território BR 163 na REDE Estadual, que ficou com a seguinte composição: Entre o setor governamental foram eleitos os seguintes titulares e suplentes: com 19 votos João Paulo Meister - SAGRI Regional Tapajós e com 10 votos Jean Sanches - CEPLAC Rurópolis. A EMATER ficou como suplente da CEPLAC e SEPAq ficou como suplente da SAGRI. Em relação aos representantes da sociedade civil ficaram definidas as seguintes representações: Empataram com 15 votos os 3 primeiros colocados os quais são os titulares, sendo: Marciano Lira - STTR DE RURÓPOLIS, Dalva Maria – ASGROAV/Aveiro e Maria Pontes – AMMA/Aveiro. Ficaram como suplentes: Rosilene Choua - MOVIMENTO DE MULHERES BR 163 é SUPLENTE DO STTR DE RURÓPOLIS, Jairo Korap - ASSOCIAÇÃO EXTRATIVISTA DO RIO CABITUTU é SUPLENTE DA ASGROAV e Antônio Carlos - STTR DE ITAITUBA é SUPLENTE DA AMMA. Em relação a Coordenação Política da Rede foram definidos os seguintes titulares: AMMA e SAGRI, e suplentes: CEPLAC e ASGROAV.
Outro ponto que merece ser destacado foram as reflexões sobre o funcionamento e condução do CODETER Br 163, os posicionamentos dos participantes foram unânimes de que a comunicação, a participação e a definição dos participantes devem ser melhoradas com urgência. Neste sentido, a plenária definiu que é necessário dar continuidade ao recadastramento das instituições e entidades membros. Cada município deve refletir sobre a participação das entidades durante os últimos anos no CODETER BR 163 e assim definir as 08 entidades membros. Ficaram responsáveis pela realização da reunião em cada município as seguintes pessoas: AVEIRO–Maria Pontes e Dalva Maria, RURÓPOLIS–Manoel Vieira e Marciano, JACAREACANGA – Naldo Martins e Jorge Faro, TRAIRÃO – Altair Martini e Apoliano Tavares, NOVO PROGRESSO – Ladislau Sanabria e João Batista de Jesus, ITAITUBA – Luiza Oliveira e Apoliano Tavares. As entidades regionais serão recadastradas com o apoio do Sr. Airton Basegio. É importante que esta atualização seja viabilizada até o dia 10 de agosto de 2010, data provável da próxima reunião do Colegiado, que acontecerá em Jacareacanga e estas entidades recadastrada devem participar.
Altair Martini deve visitar Trairão e Novo Progresso ainda no mês de julho de 2010, numa tentativa de animar o processo nestes municípios, a mesma estratégia também será utilizada para os demais municípios em datas a serem acertadas pelo assessor técnico.
Por fim, este colegiado lamenta a ausência da representação institucional da SOMEC e CARITAS e estas ausências causam um desconforto entre membros, uma vez que estas entidades ainda não fizeram uma apresentação sobre suas estratégias de atuação no território e/ou sobre os recursos destinados para serem investidos na região.
A ata da reunião estará disponível em breve!
Texto: Edivan Carvalho – IPAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário