Celebrar um Pacto em Defesa das Florestas e dos Povos das Florestas é um dos objetivos centrais do Grande Encontro, que acontecerá em Parintins-AM, dias 15 e 16 de abril de 2011.
O evento, que é organizado pelo Grupo de Trabalho Amazônico – GTA, Fórum Amazônia Sustentação, Associação dos Pequenos Extratores de Parintins, Associação dos Pequenos Extratores de Barreirinha, Associação Agrícola e de Extratores de Madeira do Aninga, surgiu da necessidade dos povos das florestas darem visibilidade à sua luta, cultura e modo de vida.
Já são 700 inscritos no Grande Encontro. Entre os participantes destacam-se a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de autoridades dos Governos Estaduais e Municipais, representantes de organizações da sociedade civil, pesquisadores, estudantes e lideranças de movimentos sociais.
Os produtos do evento serão construídos de forma coletiva e terão foco na produção manejada em florestas de gestão comunitário-familiar; no fortalecimento da governança para alavancar o manejo florestal comunitário-familiar; na regularização fundiária de áreas de comunidades; regularização ambiental e fundiária de áreas protegidas com foco no uso da floresta; criação de novas UCs de uso sustentável, em especial para comunidades; estabelecimento de prazos para definição de marco legal, competências institucionais e rotinas transparentes para implantação de projetos de manejo florestal comunitário e familiar; e fixação de prazos para políticas públicas de financiamento, capacitação e assistência técnica ao MFCF.
O intuito é encerrar o Grande Encontro com diretrizes de uma agenda positiva consistente, que garanta a exploração econômica sustentável para as comunidades das florestas. Nesse contexto, além de manifestações por parte de lideranças comunitárias e autoridades, a programação conta também com o 1º Grito das Florestas, uma mobilização em defesa do código florestal. Confira abaixo a agenda do evento:
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 (sexta-feira)
08:00h: Credenciamento e café da manhã
10:00h: Abertura e composição da mesa
10:15h: Manifestação de lideranças comunitárias
12:15h: Manifestação de autoridades
14:15h: Momento cultural – Boi Bumbá (a confirmar)
15:00h: Almoço
GRITO DAS FLORESTAS em defesa do código florestal
Dia 16 (sábado)
09:00h: Aprofundamento das discussões em Grupos de Trabalho
13:00h: Intervalo para almoço
15:00h: Apresentação de resultados e aprovação do Pacto e da Agenda Positiva
17:00h: Lanche e encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação - Rede GTA (Matéria enviada por email)
Nenhum comentário:
Postar um comentário