Tomou posse nesta quarta-feira (15/6) o novo diretor de obtenção de terras e implantação de projetos de assentamento do Incra, Marcelo Afonso Silva (52). Perito federal agrário da autarquia desde 1981, Afonso tem muita experiência com o tema da agricultura familiar e reforma agrária.
Ao assinar o termo de posse, o agora diretor do Incra agradeceu a confiança do presidente Celso Lacerda e apresentou sua meta prioritária para o próximo período. "Nós temos um programa de combate à pobreza extrema e o Incra tem uma tarefa importante nessa missão", destacou. Em todo o país, o Incra administra um total de 8,7 mil assentamentos onde vivem 924 mil famílias. Ampliar esse universo também é uma das tarefas do novo diretor.
Para Celso Lacerda, a vinda de Marcelo Afonso qualifica ainda mais o perfil de gestão técnica exigido para o órgão. "A presidenta Dilma Rousseff me incumbiu a tarefa de promover uma gestão técnica no Incra e a participação de servidores da qualidade do Marcelo Afonso é parte dessa orientação", enfatizou.
O que faz
A Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento é responsável pelas atividades de aquisição, desapropriação e incorporação ao patrimônio do Incra das terras necessárias à reforma agrária. Esse trabalho é realizado a partir do desenvolvimento e do monitoramento dos mecanismos de obtenção de terras, incluindo a incorporação ao patrimônio público das terras devolutas federais, a serem destinadas a essa finalidade.
A seleção de famílias, a promoção do acesso à terra e a criação de assentamentos também são incumbência desta diretoria, bem como as atividades relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente nos projetos de reforma agrária, com destaque à implantação de assentamentos ambientalmente diferenciados, sobretudo na região amazônica.
Fonte: http://www.incra.gov.br/portal/
Matéria na integra disponível em: http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16255:incra-tem-novo-diretor-de-obtencao-de-terras-e-implantacao-de-assentamentos&catid=1:ultimas&Itemid=278
Nenhum comentário:
Postar um comentário