quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Parque Nacional do Jamanxim

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio divulga

Campanha de Sensibilização e Mobilização para Criação do Conselho Consultivo

Objetivos de criação e localização do PARNA

O PARNA do Jamanxim é uma unidade de conservação federal de proteção integral criado pelo Decreto S/N de 13 de fevereiro de 2006 com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Possui uma área aproximada de 860 mil hectares, abrangendo os municípios de Itaituba e do Trairão.

O PARNA do Jamanxim se localiza ao longo da BR-163, interceptado pela rodovia em um trecho de aproximadamente 80 km. Em sua área de entorno estão as comunidades de São Francisco, Vila Aruri, Três Bueiras, Santa Luzia e Vila Planalto. Além dessas, destacam-se também os Distritos de Moraes de Almeida e Jardim do Ouro. As unidades de conservação vizinhas são as FLONAS Altamira, Itaituba I, Itaituba II, Trairão, a APA do Tapajós e a RESEX Riozinho do Anfrísio.

Grande Corredor Ecológico

A área do PARNA do Jamanxim é considerada de extrema importância para conservação da biodiversidade da Amazônia Legal, uma vez que a unidade foi projetada para ser um grande corredor ecológico que une os mosaicos de áreas protegidas das bacias do Tapajós e do Xingu, totalizando o maior conjunto de terras protegidas do Brasil.

O que é o Conselho Consultivo?

É um órgão colegiado legalmente constituído e vinculado ao ICMBio, cuja função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão de unidades de conservação, incluída sua zona de amortecimento ou área circundante, para tratar de questões sociais, culturais, econômicas e ambientais que tenham relação com a unidade de conservação.

Gestão Participativa

A criação do Conselho Consultivo é o principal meio para a efetivação da gestão participativa das unidades de conservação. Desta forma, pretende-se abordar realidades com diferentes visões sobre problemas, atingindo resultados mais aplicáveis.

Quem pode participar?

Entidades que possuem relação com a gestão do PARNA do Jamanxim e representantes de comunidades que se localizam na área de influência da unidade.

Próximos passos para criação

1. Realizar a reunião de criação do Conselho Consultivo, recolhendo documentos para formalização do processo;

2. Redigir e aprovar o Regimento Interno;

3. Estabelecer o Plano de Ação do Conselho Consultivo.

Agenda de Reuniões

• 18/08/2011 (Manhã) – Distrito de Moraes de Almeida;

• 18/08/2011 (Tarde) – Comunidade de São Francisco;

• 19/08/2011 (Manhã) – Comunidade do Aruri;

• 19/08/2011 (Tarde) Comunidade de 3 Boeiras;

• 20/08/2011 (Manhã) Sede Municipal do Trairão – Instituto de Educação;

• 20/08/2008 (Tarde) Sede Municipal de Itaituba – Sala Verde.

Corredeiras do Rio Jamanxim

Foto: arquivo PARNA do Jamanxim.

Para saber mais Contato: Av. Brig. Haroldo Veloso, 975 – Boa Esperança, CEP 68181-030 – Itaituba – PA. FONE: (93)3518-5771

E-mail: parna.jamanxim@icmbio.gov.br - http://www.icmbio.gov.br

Apoio: COOPAMCOL e IPAM

Elaboração: Equipe PARNA do Jamanxim em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário