segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo forma seu conselho


Em julho encerrou-se, com uma oficina em Novo Progresso/PA, a última etapa do processo de formação do conselho consultivo da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo (RBNSC). Nesta oficina foram eleitas, de forma participativa, as instituições governamentais e não-governamentais que irão compor este colegiado. Esta oficina foi organizada pelas analistas da unidade Aline Kellermann e Soliana Ribeiro e contou também com a participação de Javan Tarsis, chefe do Parque Nacional do Jamanxim e Felipe Mendonça, Coordenador de Gestão Participativa do ICMBio/Brasília.

O processo de formação do conselho iniciou-se em 2010 com a identificação das entidades com atuação na região da unidade de conservação (UC). Ao todo foram percorridos cerca de 3.000km na BR-163 e BR-230 para realizar as oficinas para promover a importância do colegiado e da reserva. As mesmas iniciaram no começo de abril em Altamira/PA passando por Novo Progresso/PA e encerrando em maio em Guarantã do Norte/MT.

Conforme as técnicas que coordenaram o trabalho, Aline Kellermann e Soliana Ribeiro, a meta foi alcançada. A presença da comunidade ao longo das oficinas foi expressiva, onde houve a participação de várias representações desde agricultores, universidades e órgãos públicos. Aline conta que o processo propiciou um estreitamento nas relações e várias dúvidas foram esclarecidas. Segundo ela, ficou claro que o conselho consultivo é um espaço para comunicação.

A próxima reunião está marcada para o dia 18 de outubro de 2011 no município de Novo Progresso/PA, onde será dada a posse aos conselheiros e construído, de forma participativa, o regimento interno deste conselho.

A Rebio foi criada por Decreto Federal de 20 de maio de 2005, com uma área de 342.477,60 hectares. Está localizada nos municípios de Altamira e Novo Progresso e faz limite com as Terras Indígenas Panará e Menkragnoti. A unidade de conservação protege centenas de nascentes perenes, formadoras de importantes rios das bacias do Xingu e do Tapajós.

Fonte: Aline Kellermann - Veterinária - Analista Ambiental – ICMBio / Chefe Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo – Itaituba/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário