REALIZAÇÃO: Grupo de Trabalho sobre manejo de açaí dos Conselhos Consultivos das Flonas Itaituba I e Trairão.
Para acessar relatório completo favor solicitar através do email: codeterbr163@hotmail.com
REALIZAÇÃO: Grupo de Trabalho sobre manejo de açaí dos Conselhos Consultivos das Flonas Itaituba I e Trairão.
Para acessar relatório completo favor solicitar através do email: codeterbr163@hotmail.com
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM irá promover a 2ª Oficina Sobre REDD+ do Território BR 163
A oficina tem os seguintes objetivos:
Data: 16 e 17 de Agosto de 2011 - 08:00 às 18:00 horas.
Local: Casa Familiar Rural – Rurópolis, Pará.
Apoio: SEMAG Rurópolis e CFR Rurópolis
Fonte: Edivan Carvalho - IPAM
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio divulga
Campanha de Sensibilização e Mobilização para Criação do Conselho Consultivo
Objetivos de criação e localização do PARNA
O PARNA do Jamanxim é uma unidade de conservação federal de proteção integral criado pelo Decreto S/N de 13 de fevereiro de 2006 com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Possui uma área aproximada de 860 mil hectares, abrangendo os municípios de Itaituba e do Trairão.
O PARNA do Jamanxim se localiza ao longo da BR-163, interceptado pela rodovia em um trecho de aproximadamente 80 km. Em sua área de entorno estão as comunidades de São Francisco, Vila Aruri, Três Bueiras, Santa Luzia e Vila Planalto. Além dessas, destacam-se também os Distritos de Moraes de Almeida e Jardim do Ouro. As unidades de conservação vizinhas são as FLONAS Altamira, Itaituba I, Itaituba II, Trairão, a APA do Tapajós e a RESEX Riozinho do Anfrísio.
Grande Corredor Ecológico
A área do PARNA do Jamanxim é considerada de extrema importância para conservação da biodiversidade da Amazônia Legal, uma vez que a unidade foi projetada para ser um grande corredor ecológico que une os mosaicos de áreas protegidas das bacias do Tapajós e do Xingu, totalizando o maior conjunto de terras protegidas do Brasil.
O que é o Conselho Consultivo?
É um órgão colegiado legalmente constituído e vinculado ao ICMBio, cuja função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão de unidades de conservação, incluída sua zona de amortecimento ou área circundante, para tratar de questões sociais, culturais, econômicas e ambientais que tenham relação com a unidade de conservação.
Gestão Participativa
A criação do Conselho Consultivo é o principal meio para a efetivação da gestão participativa das unidades de conservação. Desta forma, pretende-se abordar realidades com diferentes visões sobre problemas, atingindo resultados mais aplicáveis.
Quem pode participar?
Entidades que possuem relação com a gestão do PARNA do Jamanxim e representantes de comunidades que se localizam na área de influência da unidade.
Próximos passos para criação
1. Realizar a reunião de criação do Conselho Consultivo, recolhendo documentos para formalização do processo;
2. Redigir e aprovar o Regimento Interno;
3. Estabelecer o Plano de Ação do Conselho Consultivo.
Agenda de Reuniões
• 18/08/2011 (Manhã) – Distrito de Moraes de Almeida;
• 18/08/2011 (Tarde) – Comunidade de São Francisco;
• 19/08/2011 (Manhã) – Comunidade do Aruri;
• 19/08/2011 (Tarde) Comunidade de 3 Boeiras;
• 20/08/2011 (Manhã) Sede Municipal do Trairão – Instituto de Educação;
• 20/08/2008 (Tarde) Sede Municipal de Itaituba – Sala Verde.
Corredeiras do Rio Jamanxim
Foto: arquivo PARNA do Jamanxim.
Para saber mais Contato: Av. Brig. Haroldo Veloso, 975 – Boa Esperança, CEP 68181-030 – Itaituba – PA. FONE: (93)3518-5771
E-mail: parna.jamanxim@icmbio.gov.br - http://www.icmbio.gov.br
Apoio: COOPAMCOL e IPAM
Elaboração: Equipe PARNA do Jamanxim em 2011
O processo de formação do conselho iniciou-se em 2010 com a identificação das entidades com atuação na região da unidade de conservação (UC). Ao todo foram percorridos cerca de 3.000km na BR-163 e BR-230 para realizar as oficinas para promover a importância do colegiado e da reserva. As mesmas iniciaram no começo de abril em Altamira/PA passando por Novo Progresso/PA e encerrando em maio em Guarantã do Norte/MT.
Conforme as técnicas que coordenaram o trabalho, Aline Kellermann e Soliana Ribeiro, a meta foi alcançada. A presença da comunidade ao longo das oficinas foi expressiva, onde houve a participação de várias representações desde agricultores, universidades e órgãos públicos. Aline conta que o processo propiciou um estreitamento nas relações e várias dúvidas foram esclarecidas. Segundo ela, ficou claro que o conselho consultivo é um espaço para comunicação.
A próxima reunião está marcada para o dia 18 de outubro de 2011 no município de Novo Progresso/PA, onde será dada a posse aos conselheiros e construído, de forma participativa, o regimento interno deste conselho.
A Rebio foi criada por Decreto Federal de 20 de maio de 2005, com uma área de 342.477,60 hectares. Está localizada nos municípios de Altamira e Novo Progresso e faz limite com as Terras Indígenas Panará e Menkragnoti. A unidade de conservação protege centenas de nascentes perenes, formadoras de importantes rios das bacias do Xingu e do Tapajós.
Fonte: Aline Kellermann - Veterinária - Analista Ambiental – ICMBio / Chefe Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo – Itaituba/PA.
O Grupo de Trabalho dos Conselhos Consultivos das Florestas Nacionais de Itaituba I e Trairão convida as comunidades a participarem de uma oficina para a elaboração de um Plano de Ação Participativo para organizar e priorizar as demandas identificadas no diagnóstico sobre o açaí.
Comunidade - Local - Data
Comunidade Campo Verde (km30) - Salão da Igreja Católica - 11/08/11
Vila Planalto - Barracão comunitário - 12/08/11
Bela Vista do Caracol - Barracão da Coopancol - 13/08/11
Comunidade Monte Dourado / Vic. Cacau - Escola - 14/08/11
Início das atividades nas comunidades: a partir das 08:00 horas.
Público Alvo: Comunidades e profissionais envolvidos com atividade produtiva do açaí - 25 vagas por comunidade.
INFORMAÇÕES: ICMBio: (93) 3518 5771 Léia, Aline Lopes ou Genice e/ou Serviço Florestal: (93) 3523 4097 (Daniela).
Realização: Grupo de Trabalho Manejo de açaí.
Organização: ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro, COOPAMCOL.
Apoio: IPAM, Igreja Católica k 30 e Comunidades envolvidas.